segunda-feira, 29 de abril de 2013

Neurotransmissores balançando pro lado errado


Quando alguém está deprimido, os mensageiros químicos não estão em equilíbrio. Isso significa que alguém pode se sentir triste quando deveria estar alegre.”

 Independente da causa, essa “tristeza” pode se transformar em uma depressão. A doença depressão, pode surgir após uma doença surgida anteriormente, exemplo: câncer.  O que muita gente ainda não sabe é que a depressão é uma doença que pode ser tratada, não é apenas uma tristeza momentânea como qualquer outra, até porque quando a tristeza se agrava por mais de 15 dias, isso já pode ser identificado como depressão (incluindo o luto). O cérebro não funciona corretamente e nossos neurotransmissores estão comprometidos.

Geralmente a depressão te desanima de fazer qualquer coisa, qualquer atividade e te prejudica muito socialmente. Há casos de pessoas terem indisposição de sair na rua. Desviar das pessoas. Não sentir prazer de fazer atividades antes habituais e agradáveis. Elas se restringem a um mundo pequeno, e lá vivem sem amparo, buscando que a dor e a tristeza infinita, passem. Elas sabem dos sintomas e sabem que o que estão sentindo não é comum, mas não procuram ajuda. Ou se procuram, quase nunca funciona. Com tratamento ou sem tratamento distorcem o mundo com uma visão melancólica e para muitos, o fim é o suicídio.

Provocar suicídio parece uma opção que vem para te tornar mais forte. Você fica seguro. É a lógica que uma depressão aguda desencadeia. Variando da intensidade que isso te toma, você vai causar algo de muita relevância ou não. Os instintos depressivos falam alto. Mais alto do que deveriam. E a dúvida do achismo, nunca acaba:

 E se estar morto é melhor do que estar vivo? E se lá longe, lá no paraíso que tanto me divulgam, eu enfim consigo paz?

 Depois dos questionamentos busca a ponte ou o edifício mais alto; a afiação mais filha da mãe; o revólver guardado na gaveta; a avenida mais movimentada; o trilho mais próximo.

Sem feição, sem vida, vai em direção da morte planejada. Atrai olhares - um público que mais se importa em te ver esparramado quebrado no chão do que te ver ser salvo por aqueles bombeiros que sempre aparecem quando há tempo. Filmam, porque querem muitas visualizações naquele site Youtube. E se os bombeiros tem um trabalho bem sucedido (os telespectadores resmungam), a falha na miserável ação de se matar pode ser frustrante. Já considerei várias vezes o quanto isso é frustrante. Mas aí você se envergonha, e vai embora como se nada tivesse acontecido. Se não tiver uma grande repercussão, você nem conta pra sua família o ato suicida.

Então, escreve, escreve... E vai escrevendo... vai criando arte através disso. E em muitos casos, ela permanece em você até a sua morte. Mesmo ciente de tudo.

É o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário